Cheque-Dentista

O cheque-dentista é uma guia de tratamento que dá acesso a cuidados de medicina dentária GRATUITOS nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Através do cheque-dentista, o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) procura avaliar e diminuir a incidência e prevalência das doenças orais.
No ano de 2019 as crianças/ jovens elegíveis para emissão de cheque-dentista são os que reúnem uma das seguintes características:
– se nascido em 2005 (13 anos), 2008 (10 anos) ou 2011 (7 anos) e frequenta escola pública ou IPSS; deve ter recebido o cheque-dentista na escola que frequenta; caso ainda não o tenha recebido solicite-o.
– se nascido em 2003 (15 anos completos) e concluiu os tratamentos ao abrigo do cheque-dentista SOCJ dos 13 anos; deve solicitar a emissão do cheque-dentista na secretaria da sua unidade de saúde (USF ou UCSP); não é necessária marcação de consulta no seu médico de família para a emissão do cheque-dentista.
– se nascido em 2001 (18 anos) e concluiu os tratamentos ao abrigo do cheque-dentista SOCJ dos 16 anos; deve solicitar a emissão do cheque-dentista na secretaria da sua unidade de saúde (USF ou UCSP); não é necessária marcação de consulta no seu médico de família para emissão do cheque-dentista.
Tenha em atenção que o prazo de validade deste cheque-dentista termina a 31 de outubro de 2019 e a sua não utilização pode comprometer a possibilidade de ser elegível no futuro.
Em caso de dúvida pode consultar o website www.saudeoral.min-saude.pt, questionar na sua unidade de saúde (USF ou UCSP) ou contactar a equipa responsável pela gestão/ operacionalização do PNPSO.