Há novos ecopontos na freguesia

Muitos dos produtos que utilizamos diariamente têm um impacto negativo sobre o ambiente, principalmente devido aos recursos utilizados para produzi-los. A reciclagem de embalagens usadas – e não só – é a resposta a este problema, uma forma de tentar amenizar os efeitos negativos sobre o planeta Terra.

Os contentores têm cores diferentes consoante o tipo de lixo: o ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; o azul serve para depositar papel e cartão; o verde é para o vidro.

Outros materiais que podem ser reciclados, mas não vão para o ecoponto:
– Óleos alimentares usados. A descarga de óleos alimentares usados na canalização é uma das principais causas para o mau funcionamento das Estações de Águas Residuais. Por este motivo, pode depositar os óleos usados no ecocentro da sua área.
– Cápsulas de café. Pode colocar em pontos de recolha próprios das marcas, caso estas o disponibilizem.
– Medicamentos e radiografias. Pode entregar em qualquer farmácia.
– Pilhas e baterias de equipamentos domésticos. Nos pontos de recolha da Ecopilhas (pilhão), junto a ecopontos, em escolas e outros locais.
– Lâmpadas Fluorescentes. Pode deixar na loja onde comprou a lâmpada nova ou em pontos Eletrões específicos para lâmpadas. Veja aqui onde pode encontrar o ponto Eletrão mais perto de si.
– Equipamentos elétricos e eletrónicos. Na loja onde comprou o novo equipamento ou nos pontos de recolha das entidades gestoras de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.