Saltar para o conteúdo principal

Junta de Freguesia de Fafe

Procurar
Política de Privacidade
Página Inicial
Censos 2011
Assembleia de Freguesia
Projecto da Praia Fluvial de Calvelos
Boletins Informativos
Regulamentos
Concursos Públicos
Orçamentos
  
Junta de Freguesia de Fafe > wikidocs > Como Utilizar Esta Biblioteca Wiki  

Como Utilizar Esta Biblioteca Wiki

Como utilizar esta biblioteca Wiki
Pode utilizar esta biblioteca Wiki para partilhar conhecimentos, debater ideias, colaborar com a sua equipa numa estrutura, criar um guia de instruções, criar uma enciclopédia de conhecimentos ou simplesmente escrever informações diárias num formato facilmente acessível e modificável.


Editar páginas Wiki
Esta biblioteca Wiki proporciona edição WYSIWYG (what-you-see-is-what-you-get, aquilo que vê é aquilo que obtém). Para editar uma página, clique em Editar na parte superior da página. É possível inserir tabelas e imagens com um simples clique num botão. Quando estiver satisfeito com as suas alterações, pode clicar em OK para actualizar a página.

Criar hiperligações para páginas
É possível estabelecer uma ligação a outra página nesta biblioteca Wiki introduzindo o nome da página entre parêntesis duplos no formulário de edição. Por exemplo, escreva [[Home]] para criar uma hiperligação para a página com o nome Home e [[Como Utilizar Esta Biblioteca Wiki]] para criar uma hiperligação para esta página.

Para criar uma hiperligação para uma página e fazer com a mesma apresente um texto diferente do nome da página, introduza um carácter de pipe (|) após o nome da página e, em seguida, escreva o texto a apresentar. Por exemplo, escreva [[Home|Home Page]] para criar a hiperligação com o nome Home Page que aponta para a página com o nome Home.

Para visualizar os parêntesis duplos de abertura ou de fecho sem criar uma hiperligação, introduza uma barra invertida antes dos dois parêntesis. Por exemplo, \[[ ou \]].

Criar páginas
Existem duas formas principais para criar uma nova página na biblioteca Wiki:
  1. Crie uma hiperligação sequencial para outra página e, em seguida, clique na mesma para criar a página:
    Esta é a forma recomendada para criar uma página, porque facilita a localização da página por haver outra página que lhe estabelece ligação.

    As hiperligações sequenciais para páginas que não existam têm um sublinhado tracejado. Comece por adicionar a hiperligação (siga o processo Criar hiperligações para páginas apresentado anteriormente nesta página). Clique na hiperligação para aceder ao formulário Criar Página onde poderá começar a escrever o conteúdo.

  2. Criar uma página que não esteja ligada a outra :
    Na secção Alterações Recentes, clique em Ver Todas as Páginas. Em seguida, no menu Novo, clique em Nova Página Wiki. Irá aceder ao formulário Criar Página onde poderá começar a escrever o conteúdo.

Gerir a biblioteca Wiki
Pode gerir as páginas da sua biblioteca Wiki clicando em Ver Todas as Páginas na secção Alterações Recentes.

Restaurar uma página
Se precisar de restaurar a versão anterior de uma página, clique em Histórico na parte superior da página. Em seguida, pode clicar em qualquer página para vê-la tal como se encontrava na data em questão. Quando localizar a página que pretende restaurar, clique em Restaurar esta versão na barra de ferramentas.

Ver hiperligações recebidas
Pode ver as páginas com hiperligação para a página actual clicando em Hiperligações Recebidas na parte superior da página.


Para obter mais informações acerca da utilização de bibliotecas Wiki baseadas no Windows SharePoint Services, clique em Ajuda numa página do Windows SharePoint Services.

Última modificação em 16-07-2010 12:21  por Freguesia de Fafe - Secretário